fbpx

Sempre um passo à frente

A Clínica Saúde dos Pés iniciou suas atividades em Joinville, em 2013, com a missão de oferecer serviços de enfermagem, especializado e diferenciado, no que se refere à saúde dos pés. O atendimento é realizado de maneira segura, sistematizada e humanizada, contribuindo para o bem estar dos clientes. A base do negócio é a prestação do serviço de Enfermagem especializada e Podologia, com foco na prevenção de problemas nos pés e promoção da saúde.

Dentre os serviços oferecidos estão a avaliação geral da saúde dos pés, do tipo de pisada, orientação em relação ao tipo de calçado que deve ser utilizado, entre outros. Além disso, realiza o tratamento de unhas encravadas, com deformidades, fungos, pele seca, fissuras (rachaduras), calos, bolhas, verrugas, frieiras e outros problemas que incomodam os pés. As pessoas atendidas são das mais variadas faixas etárias, desde bebês que nascem com a unha encravada, jovens, adultos e idosos. A Clínica Saúde dos Pés se destaca no atendimento de pessoas idosas e diabéticas. Nestes casos, são realizados exames específicos, relacionados à circulação sanguínea e avaliação do grau de sensibilidade, bem como o grau de risco para ulceração nos pés, avaliação para adaptação de palmilhas, orientação do calçado adequado para cada caso, confecção de órteses de silicone moldável, com o objetivo de diminuir os efeitos negativos das deformidades nos dedos. Trabalhamos em parceria com outras especialidades médicas e fisioterapia, com encaminhamentos dos casos que sejam necessários.

A equipe multidisciplinar é composta por duas enfermeiras Podiatras e estomaterapeuta; médica ortopedista; técnicas em podologia e massoterapeuta. Rosangela Schwarz, enfermeira podiatra, com mestrado em saúde e meio ambiente, é diretora e responsável técnica pela clínica; coordenadora científica e docente no curso de habilitação em Podiatria Clínica para enfermeiros. Kory Miranda Brasiliense, enfermeira podiatra e especializada no tratamento de feridas em membro inferior. Docente no curso de Podiatria clínica. Bárbara Pupim, médica ortopedista, especialista em joelho, tornozelo e pé. Docente no curso de Podiatria clínica. Mariana Goes e Stefany Bittencourt, são técnicas em podologia e graduandas dos cursos de Terapia Ocupacional e Enfermagem (respectivamente). Thaysi Fuchter – é massoterapeuta, com especialidade em terapias para lesões esportivas e pós-operatório, graduanda do curso de Fisioterapia.

Localizada no bairro Anita Garibaldi, a clínica dispõe de ambiente agradável, adequado ao segmento da especialidade, seguro, confortável e com estacionamento próprio. Utiliza  equipamentos modernos, como o laser de baixa potência, que auxilia na cicatrização de feridas, no tratamento de fungos nas unhas entre outras indicações. Sala para realização de curativos e tratamentos específicos dos membros inferiores, principalmente de feridas vasculares e crônicas. No que se refere aos cuidados com todo o instrumental utilizado na realização dos procedimentos, a clínica segue os princípios rigorosos de monitoramento, de acordo com as normas da ANVISA e Vigilância Sanitária. Disponibiliza de ambiente e equipamentos próprios relacionados à limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais. Demonstrando seriedade e responsabilidade em todos os processos.

Pioneira em tudo o que faz, a clínica Saúde dos Pés trouxe, em 2016, para Joinville, o curso de Habilitação em Podiatria Clínica para Enfermeiros, com o objetivo de capacitá-los para o atendimento de pessoas com diabetes e idosos no que se refere à identificação, prevenção e tratamento de lesões e complicações nos pés.

Além de ser pioneiro em Joinville, é o único no Sul do Brasil. Até então, este curso era ministrado somente na cidade de São Paulo. Com os conhecimentos obtidos neste curso, os enfermeiros estão qualificados e aptos para atendimento em consultórios próprios, ambulatórios, unidades básicas de saúde, hospitais, casas de repouso ou a domicílio. Já se formaram duas turmas, constituídas por 12 enfermeiras vindas dos mais diversos lugares do Brasil – Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Tubarão, Chapecó, Cascavel e Ponta Grossa.

O curso, com a duração de 6 meses, abre novas turmas anualmente. Isso demonstra a preocupação da clínica em fortalecer a categoria de enfermagem e a equipe multidisciplinar de saúde para a diminuição das temidas complicações nos pés de diabéticos e idosos. Neste sentido, cumprindo a nossa responsabilidade social, a Clínica oferece atendimento especializado, por meio das aulas práticas, à população carente, encaminhada por enfermeiros, médicos, postos de atendimento públicos e associações de diabéticos.

Procurando estar inserida na comunidade, a clínica atua promovendo palestras com temas de prevenção de problemas e cuidados com os pés, para empresas, escolas e associações.  Para manter-se atualizada e capacitada para o atendimento, a equipe participa de constantes atualizações em cursos e congressos deste segmento, como participante e palestrante.

PODIATRIA

A Podiatria, é uma especialidade da Enfermagem, que tem como o foco a prevenção e o tratamento das lesões superficiais dos pés e das unhas, em pessoas com diabetes e idosos. Realiza a avaliação de deformidades, pontos de pressão, a sensibilidade e circulação sanguínea dos pés, determinando o grau de risco para ulceração. E, a partir disso, define as condutas a serem tomadas e realiza o tratamento necessário. Lembrando que a equipe multidisciplinar de saúde é fundamental – envolvendo também médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, ortesistas entre outros.

Nossa proposta é atuar junto ao paciente, prevenindo e tratando as possíveis complicacões provenientes dos pés. Utiliza como ferramenta a educação para a promoção da saúde, orientando sobre cuidados com os pés, meias e calçados, no seu dia-dia. O que fará grande diferença na identificação de possíveis problemas, que poderão culminar em complicações sérias como a amputação.

Contact Person Fale Conosco!